Segundo a ex-senadora, um dos principais motivos para o seu desligamento como PSOL foi a ”falta de identidade” com as posições assumidas pelo partido, além de divergências com a direção do mesmo. Em trecho de nota, Heloísa diz: "Em respeito à nossa Militância e aos muitos Dirigentes que tanto admiro e por total falta de identidade com as posições assumidas nos últimos meses pela maioria das Instâncias Nacionais (culminando com o apoio a Candidatura de Dilma!) tenho clareza que melhor será para a organização e estruturação do Partido o meu afastamento".
Nessas eleições, Heloísa fez declarações favoráveis à candidata a presidência pelo PV Marina Silva, assim como não escondia sua admiração e amizade com a militante do PV. Esses e outros motivos levaram a sua saída da presidência do PSOL.
Depois de liderar por longo tempo as pesquisas de intenção de voto, Heloísa Helena teve uma surpreendente queda e ficou em terceiro lugar nas eleições deste ano, para o cargo de senadora. Entretanto, ela ocupa cadeira na câmera legislativa de Maceió, como vereadora.
Adriano Santos
.jpg)